quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Projeto biomecânica- A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE HIDROBIKE NA VIDA DO IDOSO


INTRODUÇÃO 
A expectativa de vida esta aumentando consideravelmente pela população idosa, este benefício é garantido pela prática a atividade física, que é um dos fatores importantíssimos na prevenção e promoção da saúde nos idosos.
Quando chegamos a terceira idade, a nossa capacidade funcional fica delimitada, e sem atividade física aumenta consideravelmente as dores articulares, o sistema ósseo fica fragilizado, ocorre um declínio de massa muscular, falta de equilíbrio,  diminui a capacidade aeróbica, a flexibilidade e agilidade, deste modo fica difícil a locomoção dos idosos, pois subir e descer alguns degraus de uma escada e fazer uma caminhada pode ser uma tarefa que exige muito esforço de um idoso, e algumas enfermidades que costumam acometer essas pessoas de idade avançada podem começar a aparecer, como por exemplo, osteoporose, artrose, desta forma percebemos que a melhor maneira de remediar, é pratica de atividade física  regularmente, pois proporciona uma melhora satisfatória no condicionamento físico, no âmbito psicológico, na autoestima, garantindo mais independência, conforto e bem-estar para os idosos.
Apesar de todos esses motivos, o idoso não pode de imediato praticar qualquer tipo de exercício, pois é necessário uma avaliação médica e um constante acompanhamento, pois quanto mais idosa for a pessoa, menores são as opções de atividades e esportes que ela está apta a praticar. Precisamos ter a consciência das limitações físicas e motoras, e também zelar pela segurança do idoso. As complicações de uma queda costumam ser prejudiciais, ainda mais quando a pessoa já tem uma idade avançada, pois seus ossos não possuem mais a mesma resistência de antes.
As atividades mais recomendadas para auxiliar os idosos no exercício físico são as de baixo impacto com o solo, evitando assim, a sobrecarga nas articulações, e o risco de quedas e fraturas.  Estas atividades podem ser dança de salão, ciclismo, musculação especializada, yoga, pilates, caminhadas leves, atividades recreativas lúdicas e esportes aquáticos.
Uma atividade física que vem se sobressaindo é a Hidrobike, conhecida também como ciclismo aquático ou como spinning aquático, é uma aula totalmente aeróbica, o impacto com o solo é diminuído 90%, ajuda a enrijecer os músculos, aumentando a força muscular; trabalha o equilíbrio corporal, auxilia a melhora na autoestima e diminui a ansiedade. É uma aula que pode ser praticada em conjunto, assim, o ambiente fica mais descontraído e divertido para o idoso proporcionando uma qualidade de vida ainda maior.

  
MÉTODO

 Será realizado um acompanhamento com 4 idosos, estes, 2 do sexo masculino, e 2 do feminino, logo após, o grupo de quatro pessoas será dividido, e serão separados em duplas. Essas duplas serão designadas para lados opostos e irão praticar exercícios diferentes, uma dupla vai praticar hidrobike, a outra, caminhadas leves, antes de começar os exercícios e logo após o termino vou verificar o peso, a estatura,  a pressão arterial e a temperatura corporal.  Realizando as atividades propostas 2 vezes por semana, durante 1 mês, ao termino de dia de atividade, será gravado um questionamento oral com os idosos, para servir de análise sobre o condicionamento físico de cada participante, assim pretendo comprovar que a prática de hidrobike  diminui consideravelmente os riscos de futuras lesões, por ser uma atividade aquática, diminui 90% do impacto com o solo, e assim trará benefícios para melhorias na qualidade de vida.


POSSÍVEIS RESULTADOS

 - Redução de possíveis lesões musculares, articulares e ósseas;
- Melhora no condicionamento físico e motor;
- Aumento na autoestima e bem estar.







Discente: Mariana Pinto da Fontoura.

CINÉTICA LINEAR


Para entender melhor, vejamos as diferenças:

1- Massa: quantidade de matéria;
2- Inércia: resistência que um objeto oferece;
3- Força: Impulso ou tração entre dois objetos que faça com que um objeto acelere positiva ou negativamente.


Isaac Newton propôs as leis que descrevem o comportamento dos corpos em movimento.


                 3 Leis de Newton:



Primeira Lei de Newton

Também conhecida como a lei da inércia, trata a respeito das condições de equilíbrio das partículas. Uma partícula pode ou não receber a ação de várias forças. Se a soma vetorial  for nula, dizemos que a partícula está em equilíbrio.




Segunda Lei de Newton


Também chamada de princípio fundamental da dinâmica,[3] afirma que a força resultante em uma partícula é igual à taxa temporal de variação do seu momento linear




Analisou-se a relação que existe entre a força aplicada em um corpo e a mudança na velocidade que ele sofre. Constatou-se que a variação da velocidade sofrida por um corpo é diretamente proporcional à resultante das forças nele aplicadas.



Terceira Lei de Newton

Princípio da Ação e Reação, diz que a força representa a interação física entre dois corpos distintos ou partes distintas de um corpo.
 Se um corpo A exerce uma força em um corpo B, o corpo B simultaneamente exerce uma força de mesma magnitude no corpo A— ambas as forças possuindo mesma direção, contudo sentidos contrários.








CENTRO DE GRAVIDADE, EQUILÍBRIO E CONTROLE POSTURAL


CENTRO DE GRAVIDADE:
É o ponto a partir do qual atua a resultante do somatório das forças peso que agem sobre o corpo, e que pode estar fora ou dentro deste.

 CENTRO DE MASSA:
Ponto sobre o qual a massa do corpo está uniformemente distribuída.


 *Como o corpo humano possui formas irregulares, a distribuição de massa é heterogênea.

Temos duas maneiras de controlar o centro de massa:
- Direto: Do corpo todo. Não permite saber o centro de massa de cada segmento.
- Indireto: Calcula-se os torques dos membros mais específicos.




ESTABILIDADE

Princípios da estabilidade:

1) Base de apoio: Quanto maior a base de apoio, maior a chance de o indivíduo manter-se equilibrado.

2) Altura do centro de gravidade: Pessoas que possuem o centro de gravidade mais baixo tem maior estabilidade.

3) Linha de ação da força peso: Se tiver com a distância do ponto de rotação, o CG gera um torque maior e pode causar movimento.

 4) Massa: Sujeitos que possuem maior quantidade de massa muscular, tem mais força em sua base de apoio e maior equilíbrio.

TORQUE - O que é?





É a força que causa rotação sobre um eixo específico.


T(torque)= f(força).d(distância)







Onde T é o torque;
d é a distância da força aplicada até o ponto fixo;
F é a força aplicada;










"Quanto mais distante do eixo de rotação, é mais
difícil de suportar o peso, pois quando a força é
 longe do eixo, maior será o torque".

























O que é cinemática - Cinemática linear - Cinemática Linear da Marcha


CINEMÁTICA

Ramo da mecânica que estuda a geometria, o padrão ou a forma do movimento em relação ao tempo, sem se preocupar com suas causas.

Movimento tridimensional 

Para fazer uma avaliação tridimensional, é necessário ter duas ou mais câmeras paralelas ao plano.

As variáveis cinemáticas lineares mais comuns na avaliação do movimento humano são: Tempo, deslocamento, distância, velocidade escalar e aceleração.


CINEMÁTICA LINEAR

O movimento humano é tridimensional, acontece nos três planos: Sagital, frontal e transverso, ou seja, pode analisar três eixos e dois planos. Já um movimento bidimensional analisa apenas dois eixos e um plano.

 CINEMÁTICA LINEAR DA MARCHA

Intervalo de tempo ou sequência de movimentos que ocorrem entre dois contatos iniciais consecutivos do mesmo pé. (Magee, 2005)

Para cada pé, o ciclo da marcha apresenta duas fases:
1) Fase de apoio – 60% do ciclo.
2) Fase de balanço – 40% do ciclo.


O CICLO DE MARCHA É CONSTITUÍDO POR:

I) Passo: quando o calcanhar encosta no chão e ocorre o mesmo evento na perna contralateral.
II) Passada: quando o calcanhar encosta no chão até o mesmo evento na mesma perna.
III) Largura do passo: comprimento entre o calcanhar direito e esquerdo.

Aula prática de Cinemática linear:









RESULTADOS OBTIDOS PELO GRUPO:

A equipe Torqueanos realizou na aula prática, a verificação do ciclo da marcha de uma voluntária do grupo, seus pés foram pintados para que a pegada dos pés ficasse marcada no papel. A voluntária caminhou sobre a plataforma de papel pardo a fim de  verificar a velocidade média do passo, a cadência do passo e a largura do passo.


Os dados foram calculados pela equipe, e o valor foi exposto no quadro branco. ;) ;) 



BIOMECÂNICA NA RUA - Associação Nippon Judô de Uruguaiana-RS


A equipe Torqueanos tem como proposta da atividade biomecânica na rua, visitar, orientar e discutir a temática da disciplina na Associação Nippon Judô de Uruguaiana-RS, com os alunos na faixa etária de 8 a 14 anos. Tendo em vista a possibilidade de estes alunos vir a prejudicar-se com a projeção inadequada de técnicas utilizadas neste esporte, decidimos expor a participação da biomecânica a fim de melhorar o desempenho destes atletas (no cotidiano e  no esporte). A técnica a ser utilizada como exemplo é Ippon Seoi Nague, onde sua projeção inicia com arremessos sobre o ombro e com a finalidade no chão.

Métodos de observação:
·                     Altura
·                     Peso
·                     Idade
·                     Equilíbrio
·                     Dores (Lesões ocasionadas pela prática incorreta do golpe)
·                     Força aplicada
·                     Alinhamento do centro de massa


Aplicação da atividade proposta:

Observar os esportistas na execução do golpe no seu treino diário, primeiramente os movimentos do tori (judoca que projeta o golpe), e posteriormente a ação do uke (judoca que recebe o golpe), com o objetivo de analisar a mudança do seu centro de massa com o impacto, o efeito que tende a ocasionar no judoca, exemplos, lesões possíveis que podem ser acarretadas durante o treinamento deste, verificando com a (o) Sensei (professor) se o golpe foi executado de maneira adequada ou inadequada, para assim explicarmos os efeitos positivos ou negativos nas duas situações. Para um entendimento da atividade por parte de todos, iniciaremos a explicar antes da luta os determinantes que eles como atletas de judô precisam saber, como por exemplo, a importância do equilíbrio neste esporte, e como pode ser prejudicado ou melhorado, o alinhamento do centro de massa e qual a importância disto para o judoca no momento de executar os golpes juntamente com a força que será gerada pelos atletas e consequentemente será aplicada. Esta atividade será realizada de modo informal, com conversas sobre o assunto a ser proposto pelo grupo.









A equipe torqueanos agradece pela colaboração de todos na participação da atividade! "




Equipe: Mariana Fontoura, Eduardo Stasiaki, Luiz Carlos Neto, Ana Paula Falcão, Manuela e Emilene Brondini.

O QUE É A BIOMECÂNICA?




Oiee gente!!! :) :) 

De e uma maneira bem divertida vamos aprender  o que é a biomecânica, espero que gostem! beijos 


Bom vamos lá!!!


A biomecânica é a base da função músculo-esquelética, os músculos produzem forças que agem através do sistema de alavancas ósseas.  O sistema ósseo ou move-se ou age estaticamente contra uma resistência. O arranjo de fibras de cada músculo determina a quantidade de força que o músculo pode produzir e o comprimento no qual os músculos podem se contrair.   Dentro do corpo, os músculos são as principais estruturas controladoras da postura e do movimento.
Contudo, ligamentos, cartilagens e outros tecidos moles também ajudam no controle articular ou são afetados pela posição ou movimento.




"O corpo humano é a invenção mais perfeita que existe. Cada nervo, célula, veia, órgão, sistema – tudo impecavelmente bem planejado". 






Para mostrar um dos principais objetivos da biomecânica, que é o movimento, realizamos um zootropo, para que desta forma vocês visualizem de uma maneira mais divertida e principalmente aprendam! ;) 




terça-feira, 24 de novembro de 2015

BANNER TORQUEANOS

Genteee!!! 

Vou postar o banner da minha equipe TORQUEANOS, espero que gostem! Explicamos o que é biomecânica e quais são as áreas da FISIOTERAPIA em que ela atua.